(De livro: Dante, Luiz Roberto - Contextos e Aplicações –
Editora Ática)
EX-01) Resolver a seguinte
equação: 32x + 2.3x
– 15 = 0
Solução:
Vamos fazer a seguinte
substituição: y = 3x
Então a equação fica: (3x)²
+ 2.3x – 15 = 0 → y²
+ 2y – 15 =0
y² + 2y – 15 =0 ↔ (y + 5).(y – 3) = 0 ↔ y = - 5, ou y = 3.
Como (y = 3x) deve ser
maior que zero; então somente a igualdade (y = 3) é válida:
Logo temos que: y = 3 → 3x
= 3 ↔ x = 1
Resposta: S = { 1
}
EX-02) Resolver a seguinte
equação: 4x - 9.2x
+ 8 = 0
Solução:
4x – 9.2x +
8 = 0 → (2x)² - 9.2x + 8 = 0
Vamos fazer a seguinte
substituição: y = 2x
y² - 9y + 8 = 0 ↔ (y – 8).(y – 1)
= 0 ↔ y = 8, ou y = 1
Logo temos que:
y = 8 → 2x = 23 ↔ x = 3
y = 1 → 2x = 20 ↔ x = 0
Resposta: S = { 0,
3 }
EX-03) Resolver a seguinte
equação: 9x - 4.3x
+ 3 = 0
Solução:
9x – 4.3x +
3 = 0 → (3x)² - 4.3x + 3 = 0
Vamos fazer a seguinte
substituição: y = 3x
y² - 4y + 3 = 0 ↔ (y – 3).(y – 1)
= 0 ↔ y = 3, ou y = 1
Portanto, temos que:
y = 3 → 3x = 3 ↔ x = 1
y = 1 → 3x = 1 → 3x
= 30 ↔ x = 0
Resposta: S = { 0, 1 }
EX-04) Resolver a seguinte
equação: 7x + 7x-1 =
8
Solução:
7x + 7x-1 =
8 → 7x + 7x/7 = 8 → 7. 7x +7. 7x/7 = 7. 8 → 7.7x + 7x
= 7.8 →
8.7x = 7.8 → 7x =
7 ↔ x = 1
Resposta: S = { 1 }
EX-05)
Sabe-se que:
Calculem os valores de a para que se tenha f(a)
= g(a).
Solução:
Logo para termos f(a) = g(a) ↔ (4a² - a) = 3a + 3 ↔
4a² - 4a – 3 = 0 ↔
a² - a – 3/4 = 0 ↔ (a
+ 1/2).(a + 3/2) = 0 ↔ a = - 1/2, ou a = 3/2
Resposta: a = - 1/2, ou a = 3/2
EX-06)
Se
Qual é o valor de (x-y)?
Solução:
3x+y =
1 ↔ 3x+y = 30 ↔ x + y = 0 (1)
2x+2y =
2 ↔ x + 2y = 1 (2)
(1): x + y = 0 → x =
- y (3)
Em (2): x + 2y = 1 → - y + 2y = 1 → y = 1
Logo, de (3):
x = - y → x
= - 1
Portanto:
(x – y) = -1 – (1) = - 2 → x – y = - 2
Resposta: - 2
EX-07)
Descubra qual par (x,y) é a solução do sistema.
Solução:
4x * 8y = 1/4 → 22x * 23y
= 2-2 → 22x+3y = 2-2 ↔ 2x + 3y = -2 (1)
9x * 272y = 3 → 32x
* 36y = 3 → 32x+6y = 3 ↔ 2x + 6y = 1 (2)
Fazendo (2) – (1), tem-se:
3y = 3 ↔ y
= 1
(1)
: 2x + 3y = -2 → 2x + 3*1 = - 2 → 2x
+ 3 = - 2 ↔ x = -5/2
Resposta:
( -5/2, 1 )
EX-08)
Qual é ponto comum aos gráficos de f(x) = 4x-1 e
g(x) = 2?
Solução:
f(x) = g(x) ↔ 4x-1 = 2 ↔ 22(x-1) = 2 ↔ 2(x-1) = 1 ↔ 2x –
2 = 1 ↔ x = 3/2
e y = 2,
pois g(x) = 2
Resposta:
( 3/2, 2 )
EX-09) Química
A radioatividade é um fenômeno que ocorre em
núcleos de átomos instáveis por emitirem partículas e radiações. A medida de
tempo na qual metade da quantidade do material radioativo se desintegra é
denominada meia-vida ou período de semidesintegração (P). A cada período de
tempo P a quantidade de material radioativo cai à metade da anterior,
sendo possível relacionar a quantidade de material radioativo a qualquer tempo
com a quantidade inicial por meio de uma função exponencial:
Em que N0 é a
quantidade inicial do material radioativo, t é o tempo decorrido e P
é o valor da meia-vida do material radioativo considerado. A radioatividade faz parte de nossa vida,
como se faz uma tomografia. Um dos
isótopos mais usados nos radiofármacos injetados nos pacientes submetidos à
tomografia é o carbono 11, cuja meia vida é de 20 minutos. O tempo necessário,
em minutos, para que uma amostra de carbono 11 se reduza a 1/4 do que era
quando foi obtida é:
Solução:
Dados: P = 20 min = 1/3 h, N0 = 1 e N = 1/4
Portanto:
N(t) = N0.(1/2)t/P → 1/4 = 1. (1/2)t/(1/3) → (1/2)2
= (1/2)3t ↔ 2 = 3t ↔ t = 2/3 h
Logo: t = 2/3*60 = 40
min → t = 40 min
EX-10) Química
O Carbono 14 é um isótopo raro do carbono presente em todos
os seres vivos. Com a morte, o nível de C14 no corpo começa a decair. Como é um
isótopo radioativo de meia-vida de 5730 anos, e como é relativamente fácil
saber o nível original de C14 no corpo dos seres vivos, a medição da atividade
de C14 em um fóssil é uma técnica muito utilizada para datações
arqueológicas. A atividade radioativa do
C14 decai com o tempo pós-morte segundo a função exponencial:
Em que A0 é a
atividade natural do C14 no organismo vivo e t é o tempo decorrido em
anos após a morte. Suponha que um fóssil
encontrado em uma caverna foi levado ao laboratório para ter sua idade
estimada. Verificou-se que emitia 7
radiações de C14 por grama/hora. Sabendo
que o animal vivo emite 896 radiações por grama por hora, então a idade aproximada
desse fóssil, em anos, seria:
Solução:
Dados: A0 = 896; A(t) = 7
A(t) = A0.(1/2)(t/5730) → 7 = 896.(1/2)(t/5730) ↔ 1
= 128.(1/2)(t/5730) ↔
(1/2)7 = .(1/2)(t/5730) ↔ 7
= t/5730 ↔ t = 40 110 anos
EX-11) Biologia
Em uma certa cultura, há 1000 bactérias em determinado
instante. Após 10 minutos, existem 4000.
Quantas bactérias existirão em 1 h, sabendo que elas aumentam segundo
uma fórmula P(t) = P0*ekt , em que P é
o número de bactérias, t é o tempo em horas e k
é uma constante?
Solução:
Vamos considerar a primeira observação como ponto de
partida, portanto, tem-se: t0 = 0 e P0 = 1000 bactérias.
Após 10 minutos (= 1/6 hora): P(1/6) = 4000 bactérias, então
podemos escrever que:
T = 1/6 h
P(1/6) = 1000.ek.1/6 → 4000 = 1000.ek/6 → ek/6 = 4
Então vamos calcular o número de bactérias após decorrido 1
hora.
P(1) = 1000.ek.1 = 1000.( ek/6 )6 = 1000. (4)6 = 1000. 4096 →
P(1) = 4 096 000
Resposta: 4 096 000 bactérias
EX-12) Biologia
Os biólogos afirmam que, sob condições ideais, o número de
bactérias em uma certa cultura cresce de tal forma que a taxa de crescimento é
proporcional ao número de bactérias presentes no início do intervalo de tempo
considerado. Suponhamos que 2000 bactérias estejam inicialmente presentes em
uma certa cultura e que 4000 estejam presentes 30 minutos depois. Quantas bactérias estarão presentes no fim de
2 horas?
Solução:
P(t) = P0.ekt
P0 = 2000
30 minutos = 1/2 hora → P(1/2) = 4000
P(2) =?
P(0,5) = 4000 = 2000. e0,5k → e0,5k = 2
Portanto,
P(2) = 2000. e2k = 2000.( e0,5k)4
= 2000.(2)4 = 32 000
P(2) = 32 000 bactérias
EX-13) Biologia
O modelo Jenss-Bayley é uma fórmula usada para avaliar a
altura de uma criança em idade pré-escolar.
Se h(x) denota a altura (em centímetros) na idade x (em anos) para 1/4 ≤
x ≤ 6, então h(x) pode ser aproximado por h(x) = 79,041 + 6,39x – e(3,261
– 0,993x). A partir dessa expressão, temos que a taxa de crescimento v(x)
(em cm/ano) de uma criança na mesma faixa de idade é dada por v(x) = 6,39 +
0,993.e(3,261 – 0,993x).
(Considere a aproximação e2,268 = 9,7). Com base no exposto,
quais seriam a altura e a taxa de variação de crescimento de uma criança quando
esta atingisse a idade de 1 ano?
Solução:
x = 1 ano
Portanto,
h(x) = 79,041 + 6,39x – e(3,261 – 0,993x) = 79,041 + 6,39 - e(3,261 – 0,993) =
85,431 - e(2,268) = 85,431 – 9,7 = 75,7 → h(1) = 75,7 cm
v(x) = 6,39 + 0,993.e(3,261 – 0,993x) = 6,39 +
0,993. e(3,261 – 0,993) =
6,39 + 0,993. e(2,268) = 6,39 + 0,993*9,7 = 16 → v(1) = 16 cm/ano
EX-14) Química
Os átomos de um elemento químico radioativo têm uma
tendência natural a se desintegrar (emitindo partículas e se transformando em
outros elementos). Dessa forma, com o
passar do tempo, a quantidade original desse elemento diminui. Chamamos de meia-vida o tempo que o elemento
radioativo leva para desintegrar metade de sua massa radioativa. O antibiótico acetilcefuroxima apresenta
meia-vida de 3 horas. Se uma pessoa
tomou 50 mg desse medicamento, qual é a quantidade de antibiótico ainda
presente no organismo.
a)
após 12 horas de sua ingestão?
b)
Após t horas de sua ingestão?
Solução:
Vamos resolver pelo item b:
P = 3 horas (=meia vida)
Portanto, Q(t) = Q(0).(1/2) t/P, onde Q(0) = quantidade
inicial do antibiótico = 50 mg; t = tempo decorrido; P = tempo para meia vida =
3 horas e Q(t) = quantidade no tempo t qualquer.
Logo: Q(t)
= 50.(1/2)t/3
Item a):
Para t=12 horas
Q(t) = 50. (1/2)12/3 = 50. (1/2) 4 = 3,125 mg → Q(12) = 3,125 mg
Resposta: 3,125 mg; Q(t) = 50.(1/2)t/3
Demosntração: Ex-12 (Química)
Demonstração da fórmula adotada no exercício-12:
A fórmula aplicada no exercício em questão:
Demonstração:
A população instantânea (modelo mais simples,
empírico) pode ser dada por:
sendo k = constante de crescimento populacional e p = população de bactérias.
Vamos, agora, para manipulações algébricas:
Fazendo t = 0, para determinar o p0, tem-se:
Este comentário foi removido por um administrador do blog.
ResponderExcluirAjudou muito! Vlws
ResponderExcluirAchei interessante,mas acho que no exercício de nº 12,cometeu o mesmo erro do autor Dante em seu livro:não demonstrando como determinar ou onde encontrou a informação p(t)=PO.e elevado a k.t.Creio que esta é uma dúvida de muitos alunos.a não ser que tivesse especificado no texto para usar a definição do número irracional""e".
ResponderExcluirEssa questão não entendi
ExcluirValmi, obrigado pelas suas observações e desculpe pela demora na resposta, explico que nestes 2 últimos meses estive concentrado na programação de um robô com inteligência artificial sem uso de um algorítmo conhecido. Independente do professor Dante, utilizei a fórmula que apresento a respectiva demonstração no final da lista de exercícios. Abs.
ResponderExcluir